quinta-feira, 7 de agosto de 2008

CEB: FAMÍLIA DE FAMILIAS!

No dia 24 de agosto teremos o grande Encontro com as Famílias do Decanato de Cianorte, no ginásio de esportes. Será um grande momento para as famílias católicas de nossa cidade. O tema será: Ceb: família de famílias. Enfocará, assim, a comunidade eclesial de base como um grande composto de famílias. Mais do que isto, resgatando a fundamental importância das famílias nas nossas comunidades. A animação fica por conta do Grupo Voz de Deus.


O Papa João Paulo II chama a família de “ Santuário da vida” (CF, 11). Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como de uma nascente sagrada, e é cultivada e formada. É missão sagrada da família, guardar, revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida. O Concílio Vaticano II já a tinha chamado de “a Igreja doméstica” (LG, 11) onde Deus reside, é reconhecido, amado, adorado e servido; e ensinou que: ´A salvação da pessoa e da sociedade humana estão intimamente ligadas à condição feliz da comunidade conjugal e familiar´ (GS, 47). ´Desta maneira a família, na qual convivem várias gerações, que se ajudam mutuamente em adquirir maior sabedoria e em harmonizar os direitos pessoais com outras exigências sociais, constitui o fundamento da sociedade´ (GS, 52). Jesus habita com a família cristã nascida no Sacramento do matrimônio e, portanto, a torna este Santuário da vida.


A família é sagrada. Foi Deus quem a constituiu e a tornou responsável da continuidade de seu amor pelo mundo. Tornou-a o lugar mais sagrado da iniciação do entrosamento de seus filhos com os pais, imagem do mais profundo relacionamento nosso com Deus amoroso.As mazelas de nossa sociedade, especialmente as que se referem aos nossos jovens: crimes, roubos, assaltos, seqüestros, bebedeiras, drogas, enfim, os graves problemas sociais que enfrentamos, têm a sua razão mais profunda na desagregação familiar que hoje assistimos, face à gravíssima decadência moral da sociedade. Como será possível, num contexto de imoralidade, insegurança, violência, hedonismo, individualismo, correria e ausência de pai ou mãe, garantir aos filhos as bases de uma personalidade firme e equilibrada, e uma vida digna, com esperança?A resposta pode ser encontrada na Palavra de Deus e num relacionamento mais integrado entre nós e Deus. Não ter medo de nos encontrarmos com Aquele que é a razão de nossa vida e de nossa felicidade. Com Ele, será possível melhorarmos o relacionamento com nossas famílias e com as famílias de famílias que são as nossas comunidades, famílias extensas.


Não se esqueça! Em agosto as famílias se encontram no Santuário e, depois ao final do mês, todas as famílias no ginásio de esportes para a grande celebração. A família merece!


Pe. Carlos A. de Figueiredo
Pároco e Reitor do Santuário Eucarístico Diocesano

Nenhum comentário: